Política

Policiais civis fazem manifestação na AL-BA contra votação da PEC da Previdência nesta quarta

Alguns manifestantes já se encontram na porta da Casa Legislativa nesta manhã

Reprodução
Reprodução

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindipoc) convocou a categoria para realizarem uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, a partir das 14h desta quarta-feira (16). Eles são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 163/2021, que está na pauta de votação de hoje. Alguns manifestantes já se encontram na porta da Casa Legislativa nesta manhã.

A PEC modifica regras relativas ao Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos civis do Estado da Bahia e segundo o presidente do sindicato, Eustácio Lopes, o projeto “vai reduzir horas extras e a remuneração da categoria em 40% ou mais para todos os policiais civis, inclusive os que entraram em 2013”.

“Estamos sofrendo um ataque violento do governador Rui Costa. Não basta o sucateamento extremo que foi nesse governo, expondo os policias, delegacias sem estrutura, e todo ataque do congelamento de salário por 7 anos. Tivemos 37,5% de perda. Esse desrespeito à Constituição nos coloca de lados opostos”, disse Lopes.

O líder do governo na AL-BA, deputado Rosemberg Pinto (PT) disse, durante reunião na comissão conjunta da Casa, não entender a insatisfação da categoria. “Estou extremamente surpreso com algumas manifestações. Aonde é que tem prejuízo para delegado da Polícia Civil, por exemplo, se nós tiramos o item dos delegados por um pedido deles”.