A Polícia Federal (PF) prendeu um homem suspeito de planejar um atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – a mandatário tem viagem programada para a cidade de Santarém, no Pará, na próxima semana, nos dias 8 e 9, para participar da Cúpula da Amazônia.
De acordo com a Folha, o detido foi o fazendeiro Arilson Strapasson. Ele teria afirmado que daria um tiro na barriga do petista quando ele visitasse a cidade. A declaração foi dada quando o homem realizava compras em uma loja do município do noroeste do estado.
A ameaça foi denunciada por uma testemunha que estava no local e que acionou a PF. Segundo relatos, o homem, ao ameaçar atirar no presidente, chegou a perguntar a pessoas que estavam na loja onde Lula vai se hospedar quando visitar a cidade.
Após receber a denúncia, a Polícia Federal deteve o homem, tomou seu depoimento e instaurou um inquérito para apurar o que aconteceu e se o fazendeiro fazia algum tipo de planejamento para atentar contra o mandatário.
Ao fim da apuração, o suspeito poderá ser enquadrado nos crimes de ameaça e incitação ou preparo de atentado contra pessoa por motivos políticos.