Política

Plenário da Câmara irá usar offshore para cobrar de Guedes saída da crise econômica

Colegas de Guedes e congressistas aliados do governo não vieram a público em defesa do ministro

Clauber Cleber Caetano/PR
Clauber Cleber Caetano/PR

O governo do presidente Jair Bolsonaro já montou um plano de defesa do ministro da Fazenda, Paulo Guedes, contra as críticas em relação à offshore fora do país. 

Mesmo aliados de Bolsonaro querem que o ministro dê à Câmara uma indicação do rumo da política econômica e medidas para retomar o emprego, reduzir a inflação e acelerar o crescimento do país. A tarefa de Guedes, portanto, será mais ampla do que falar sobre a offshore.

Uma ala governista no Congresso, inclusive, não crê em um cenário em que o ministro permanecerá até o fim do governo. A crise na economia afeta a popularidade de Bolsonaro, que pretende tentar a reeleição.

Colegas de Guedes e congressistas aliados do governo não vieram a público em defesa do ministro. Reservadamente, membros da ala política afirmam que ele precisa dar explicações sobre a offshore.

De acordo com a Folha, parte dessas autoridades avalia que o ministro está demorando muito para fazer esclarecimentos de forma transparente, em declaração pública, com apresentação de documentos. Até o momento, o ministro apenas se pronunciou por meio de notas.