A onda "bolsonarista" deve chegar com menos força nas eleições municipais na Bahia em 2024. Ao menos, é o que o cenário de pré-candidaturas indica. Liderado no estado pelo ex-ministro João Roma, o PL não vai entrar na disputa em nenhuma das cidades centrais em solo baiano.
As expectativas em torno de candidaturas em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana foram perdendo força ao longo da caminhada e o partido definiu não lançar candidatos nessas cidades e apenas prestar apoio a candidatos de outras siglas.
Nas eleições passadas, com o forte apelo da onda "bolsonarista", o PL conseguiu eleger 14 prefeitos. Entretanto, a cidade de maior destaque foi Porto Seguro. Naquelas eleições, Jânio Natal se elegeu prefeito da cidade turística e deve disputar a reeleição neste ano.
Pessoas ligadas ao partido, ouvidas pelo Portal Salvador FM, disseram avaliar como positiva a liderança de João Roma à frente do partido. Contudo, a avaliação desses interlocutores é a mesma: o PL está perdendo uma grande oportunidade de sair fortalecido nas eleições municipais.