Política

PGR denuncia líder do Centrão por propina de R$ 1,6 mi na Lava Jato

A aproximação de Bolsonaro com os partidos do Centrão é motivo de críticas entre apoiadores

NULL
NULL

PGR mela negociação com centrão ao denunciar Arthur Lira - Brasil 247

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou no Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), um dos principais líderes do partido e do Centrão no Congresso Nacional, por corrupção passiva, em uma investigação da Operação Lava Jato que apurou pagamento de propina a partir de contratos firmados entre a Petrobras e a construtora Queiroz Galvão. O deputado do PP já responde em duas ações penais no Supremo na Lava Jato.

Lira lidera a articulação do Centrão junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, por apoio em troca de cargos e é pré-candidato às eleições para substituir o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no início do próximo ano. A aproximação de Bolsonaro com os partidos do Centrão é motivo de críticas entre apoiadores.

Segundo a denúncia da PGR, protocolada na sexta-feira, 5, como líder do PP a partir de 2012, Arthur Lira atuou como arrecadador de propina para o partido. O crime apontado na denúncia foi o pagamento de R$ 1.588.700,00 a Arthur Lira, valores retirados de um "caixa de propina" que a Queiroz Galvão mantinha em favor do Partido Progressista.

 

Da Redação /// Figueiredo