Política

Pesquisa da FGV aponta Bolsonaro como líder de popularidade nas redes sociais

A análise da FGV aponta que embora permaneça na liderança, com 41,1% das interações, Bolsonaro apresenta queda constante desde agosto e a maioria das postagens são críticas

Cristiano Mariz//Agência O Globo
Cristiano Mariz//Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue liderando o ranking de menções nas redes sociais, mesmo com as interações caindo desde agosto, e polariza com Lula. Isso é o que aponta a pesquisa da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV sobre o impacto dos presidenciáveis nas redes, divulgada na Folha de São Paulo.

A terceira via, mesmo com a chegada de Sergio Moro, ainda se mantém distante dos dois pré-candidatos e sente a dificuldade de encontrar espaço. No Twitter os principais nomes para 2022 apareceram em 17 milhões de postagens entre 28 de setembro e 10 de novembro.

A análise da FGV ainda aponta que embora permaneça na liderança, com 41,1% das interações, Bolsonaro apresenta queda constante desde agosto e a maioria das postagens são críticas, sobretudo, pela crise econômica no país e por sua posição contrária à distribuição gratuita de absorventes.

Lula, com 34,9% das interações, vem em segundo, muito à frente dos possíveis candidatos da terceira via. Moro, João Doria e Ciro Gomes não ultrapassam juntos 12% do total das postagens. Entretanto, Ciro tem se destacado e se firma na plataforma como terceiro mais lembrado e dobrou seus números entre agosto e setembro.

Moro com a filiação ao Podemos obteve o maior número de interações nos primeiros dias de novembro e ultrapassou Lula.

No Facebook, os nomes da terceira via não têm atuação e engajamento relevantes, Moro nem perfil da plataforma possui. Bolsonaro lidera com 80% das interações e Lula vem em seguida com 15%.

No Instagram, o cenário é parecido, mas a entrada de Moro na disputa fez o ex-juiz ultrapassar Lula e ser o segundo com maior número de interações, atrás do presidente Bolsonaro.

No YouTube, Bolsonaro perdeu 50% das visualizações entre agosto e outubro, mas ainda lidera tendo os vídeos de suas lives de quinta-feira como o principal método engajador.

Na plataforma, Ciro Gomes tem a segunda colocação no número de interações, foi ultrapassado por Lula em agosto e depois recuperou a posição.