Oposicionistas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entre famosos e políticos, anunciaram que estarão nas manifestações contrárias ao líder do Executivo brasileiro, neste domingo (12). Segundo o IG, a ação acontece após atos espalhados por todo o país em apoio ao presidente, no último dia 7 de setembro.
Veja quem confirmou participação nas ruas no domingo:
Um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL), o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) tem sido um dos maiores divulgadores dos atos do dia 12 de setembro. "Enquanto os antis reclamam, o MBL já está nas pontes de São Paulo divulgando a manifestação do dia 12. Tem gente que é só papo e nada de ação! Você não vai conseguir nada sentado no seu sofá tweetando", postou na sexta-feira (10).
Ex-candidato à presidência, em 2018, pelo Novo, João Amoêdo também tem feito uma grande divulgação sobre as manifestações: "Nossa pauta nesse domingo, 12/09, é a defesa da democracia com o impeachment do Bolsonaro", disse em seu Twitter.
Também ex-candidato à presidência, em 2018, mas pelo PDT, Ciro Gomes aderiu à manifestação. "Irei à manifestação do dia 12 na Avenida Paulista e sempre tentarei ir a outras manifestações que forem convocadas contra Bolsonaro. Seja qual for o sacrifício e risco que isso represente, há algo maior que tudo: o futuro do Brasil e da nossa democracia". O partido de Ciro, inclusive, anunciou que irá distribuir 2 mil rosas na Paulista durante a manifestação.
A deputada estadual Isa Penna (Psol-SP) também usou as redes sociais para falar das manifestações. "É HORA DE SE UNIR NAS RUAS CONTRA BOLSONARO! Punho levantado No dia 12 de setembro estão programados atos "Fora Bolsonaro" em todo o país. Eu vou. E nós, da esquerda, precisamos estar presentes. ;)", escreveu.
É HORA DE SE UNIR NAS RUAS CONTRA BOLSONARO! ????? No dia 12 de setembro estão programados atos "Fora Bolsonaro" em todo o país. Eu vou. E nós, da esquerda, precisamos estar presentes. 😉
— Deputada Isa Penna #MarcoTemporalNão (@isapenna) September 8, 2021
Já o PSOL afirmou: "Não pouparemos esforços para conquistar a unidade com quem partilha deste objetivo. No entanto, a Executiva Nacional do PSOL informa que o partido não é organizador, não convoca e nem participará da manifestação do dia 12 de setembro. Nosso partido faz parte da campanha nacional pelo Fora Bolsonaro, que em breve definirá seu calendário".
Outra deputada federal que confirmou participação nos atos de domingo foi Tabata Amaral (sem partido): "Estarei na Paulista no 12 de setembro. O momento exige união das forças democráticas. Precisamos dar um basta a esse governo autoritário, corrupto e incompetente, que ignora o sofrimento da população. #ImpeachmentJá é a resposta às muitas crises que vivemos! #12SetForaBolsonaro".
O cantor Tico Santa Cruz também afirmou que irá para as ruas contra o presidente da República, mesmo não concordando com algumas pautas do MBL: "Estarei nas manifestações do dia 12 de setembro, organizadas pelo @MBLivree pelo @VemPraRua_br – não significa que apoio às pautas ideológicas que dentro do campo democrático devem ser debatidas. Significa que sou capaz de deixar as diferenças de lado para pedir FORA BOLSONARO", disse o músico.
Estarei nas manifestações do dia 12 de setembro, organizadas pelo @MBLivre e pelo @VemPraRua_br – não significa que apoio às pautas ideológicas que dentro do campo democrático devem ser debatidas. Significa que sou capaz de deixar as diferenças de lado para pedir FORA BOLSONARO
— Tico Santta Cruz ???????????? (@Ticostacruz) September 4, 2021