Pela primeira vez desde sua fundação, em 1982, o Partido dos Trabalhadores não elegeu nenhum prefeito no chamado ABCD paulista. Em Santo André, único município do grupo em que o PT conseguiu chegar ao segundo turno, o atual prefeito, Carlos Grana (PT), foi derrotado pelo tucano Paulo Serra, com 78,2%. O PSDB levou ainda as prefeituras de São Bernardo do Campo e de São Caetano, enquanto Diadema reelegeu o candidato do PV.
Além de simbólica, a derrota do PT em seu próprio berço eleitoral representa uma perda drástica, também em termos de população governada, para o PSDB. Os tucanos vão governar diretamente para 14,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo. Já o PT, para 147,6 mil habitantes na única cidade da Grande São Paulo em que venceu: Franco da Rocha.
"O PT, que tinha 9 prefeituras dos 39 municípios da região, agora tem apenas um prefeito. Além de São Paulo, onde o prefeito Fernando Haddad perdeu as eleições para João Doria (PSDB), o partido perdeu as prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá, na região do ABC, além de Guarulhos e Osasco",
(247) (AF)