Política

Paulo Guedes diz que Brasil pode isentar Imposto de Renda para investidor estrangeiro

oje, a cobrança do imposto é de 15% e a projeção é de que o Brasil possa deixar de arrecadar até R$ 450 milhões por ano com a isenção

Edu Andrade/Ascom
Edu Andrade/Ascom

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terç[a-feira (1°) que o Brasil pode passar a isentar as empresas estrangeiras da cobrança do Imposto de Renda. 

A expectativa é que, com o anúncio feito pelo governo brasileiro nos próximos dias, ajude a capitalizar empresas que apostaram na privatização no país.

 “As empresas privadas precisam de financiamento barato. No passado, quando o governo era o condutor [de investimentos], demos isenção fiscal para investidores estrangeiros comprarem títulos. Agora que o condutor é o investimento privado, precisamos dar a mesma isenção. Então estaremos removendo impostos em investimentos estrangeiros em títulos privados. Deveremos anunciar isso na semana que vem”, disse o ministro Paulo Guedes em entrevista à Folha de S. Paulo.

Hoje, a cobrança do imposto é de 15% e a projeção é de que o Brasil possa deixar de arrecadar até R$ 450 milhões por ano com a isenção. A medida pode ser implantada pelo Executivo sem passar pelo Plenário do Congresso.

Em Nova York, nos Estados Unidos, Guedes participou do Brazilian American Chamber of Commerce e discursou para um público de 40 pessoas, entre empresários e representantes do mercado financeiro.