Dança das cadeiras na PM

Paulo Coutinho pode deixar comando da PM após o Carnaval, diz jornal

Coronel Paulo Coutinho foi nomeado para o comando da PM em janeiro de 2021, substituindo o coronel Anselmo Brandão

Paulo Coutinho pode deixar comando da PM após o Carnaval, diz jornal
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O coronel Paulo Coutinho pode deixar o comando-geral da Polícia Militar (PM), cargo o qual foi nomeado em janeiro de 2021, substituindo o também coronel Anselmo Brandão, ainda na gestão do ex-governador Rui Costa.

A expectativa é a de que Coutinho seja exonerado ainda antes do Carnaval, segundo o ‘A Tarde’. No entanto, o jornal pontua que o cenário mais provável é de que o coronel da PM só saia após o final da folia momesca.

As especulações em torno da troca de comando na corporação vem ocorrendo desde 2024, em meio a reforma administrativa que está sendo realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A mesma situação pode, inclusive, ocorrer em outros órgãos das forças de segurança como o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Na PM, três coronéis estão entre os principais cotados para substituir Paulo Coutinho no comando-geral da corporação, também segundo o ‘A Tarde’: Luiz Alberto Baqueiro Paraíso Borges, Nilton Cézar Machado Espíndola; e André Luis Carvalho de Melo.

Borges é chefe do Comando de Policiamento da Região do Extremo-Sul, com sede em Teixeira de Freitas. Espíndola, por sua vez, teria o aval de Coutinho para assumir o posto por ser o braço-direito do coronel. Já Melo é atual diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS).