O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, condenou nesta quarta-feira (21) as declarações do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em que sugere aprovação automática na rede estadual de ensino. Azi classificou as falas do petista como vergonhosas e disse que Jerônimo é um professor que ataca e desrespeita a própria categoria.
"As declarações do governador Jerônimo Rodrigues são vergonhosas e representam mais um atentado dos governos petistas contra a educação pública da Bahia, que tanto vem sofrendo nos últimos anos. Ao defender uma aprovação em massa, o governador desrespeita o processo de ensino e aprendizagem, o trabalho dos professores e dos profissionais da educação, desrespeita os estudantes e as famílias e o papel da escola na vida dos alunos", disse.
Para Paulo Azi, Jerônimo tenta, com a medida, encobrir os graves problemas da educação do Estado. "Ao sugerir uma aprovação automática, o governador tenta encobrir os graves problemas da educação da Bahia. Jerônimo, inclusive, foi secretário de Educação e deixou a Bahia nas últimas posições do Brasil em qualidade de ensino, de acordo com o IDEB", salientou.
Ele também destacou que o governador parece querer culpar os professores pelos péssimos indicadores do Estado. "Com a aprovação automática, o governador deve querer maquiar os números para encobrir os problemas graves, como a falta de estrutura, as péssimas condições de trabalho para os profissionais, a ausência de planejamento e os indicadores negativos. O governador parece colocar na conta dos professores o fracasso dos governos petistas na educação", finalizou.