Governador diplomado, Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou Patrícia Pataxó como Superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, de seu governo. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (28), no auditório da Desenbahia. A indígena comemorou seu novo cargo e exaltou as políticas voltadas para os povos tradicionais que foram realizadas pelos governos petistas ao longo dos anos.
“Essa felicidade é a dos povos indígenas da Bahia, aqui eu não represento só a mim, eu represento o coletivo, um coletivo de mulheres indígenas, guerreiras, que sempre está à frente das lutas pelos territórios indígenas […] Muita felicidade de ver que depois de anos de muitas políticas públicas que o PT trouxe para os povos tradicionais, não só para os povos indígenas e agradecer por todo esse reconhecimento do protagonismo dos povos indígenas nas lutas pelos territórios”, destacou Patrícia.
Jerônimo, que sempre demonstrou vontade em atender os povos tradicionais em uma pasta, pontuou que, aliado ao presidente Lula (PT), a Bahia realizará um trabalho de articulação, fortalecimento e cuidado com a “comunidade originária”.
“Temos que nos preocupar com a política de formação de uma nova geração, para que o governo, seja nos municípios, seja no estado, ou entidades, tenha a juventude demarcando o seu papel”, acrescentou o governador diplomado.
A Superintendência que será comandada por Patrícia Pataxó ficará alocada na sede da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), portanto, Jerônimo ressalta que a indígena trabalhará em conjunto com a socióloga, Ângela Guimarães (PCdoB), chefe da pasta.