O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que as instituições brasileiras demonstraram maturidade e “venceram” diante de pautas antidemocráticas levantadas pelas manifestações pró-Bolsonaro de 7 de Setembro. A avaliação do ministro foi feita durante entrevista à revista Veja.
“Eu não sou um comentarista político, eu falo de instituições, e eu acho que o 7 de Setembro foi um teste para as instituições, dos dois lados. De um lado, era o sentimento golpista de mobilização contra o Congresso e contra o Supremo, e felizmente [por outro lado] uma demonstração de maturidade institucional brasileira”, declarou Barroso.
De acordo com o ministro, as polícias militares se comportaram dentro da legalidade durante os atos. “As Forças Armadas não moveram uma palha de sinalização contra a ruptura institucional. Acho que as instituições venceram”, acrescentou.
Vale lembrar que dois dias após as manifestações no dia da independência, o presidente Jair Bolsonaro divulgou uma “Declaração à Nação” na qual escreveu que nunca teve a"intenção de agredir quaisquer dos poderes".