Política

Pacheco abre o jogo sobre clima no Senado para debate sobre reeleição à prefeito, governador e presidente; saiba mais

De acordo com presidente da Casa, maioria dos parlamentares é favorável pelo fim da possibilidade

Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu o jogo sobre o clima na Casa para debater a possibilidade de reeleição aos cargos no Poder Executivo (prefeito, governador e Presidente da República), atualmente permitida pela legislação eleitoral.

Conforme o Estadão, apesar de o assunto começar a ser debatido, de maneira mais ampla agora em 2024, uma eventual mudança constitucional só começaria a valer a partir de 2030, nas eleições nacionais.

De acordo com o pessedista, a maioria dos parlamentares da chamada Câmara Alta é favorável ao fim da alternativa. “A grande reflexão que devemos fazer sobre reeleição: foi positivo, foi proveitoso? As respostas que ouço é que não. E já adianto que a ampla maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição”, afirmou ele, na segunda-feira (20), em um evento em São Paulo.

A reeleição no Brasil foi incluída por meio de emenda no fim do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – entre 1994 e 1998 -, o que permitiu ao tucano ser candidato mais uma vez, há 26 anos.