Política

"Ou acaba com ela ou ela acaba com o Brasil", dispara Otto Alencar sobre reeleição

Senador baiano usou as redes sociais para criticar reeleição nos poderes Executivo e Legislativo

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador baiano Otto Alencar (PSD-BA) usou as redes sociais, neste sábado (23), para criticar a reeleição tanto no Poder Executivo, quanto no Legislativo. O congressista foi enfático ao afirmar que ou os políticos acabam com a manobra ou "ela acabará com o Brasil".

No X (antigo Twitter), ele defendeu que, a partir de 2030, ocorram eleições gerais com o mandatos de cinco anos para todos, inclusive senadores. "Permanecendo como está, teremos em breve uma forte ameaça à democracia e às instituições", afirmou Otto.

"É necessário e importante acabar com a reeleição em todos os níveis no Brasil! A partir de 2030 eleições gerais com mandatos de 5 anos para todos, inclusive, senadores. Permanecendo como está, teremos em breve uma forte ameaça à democracia e às instituições", escreveu o senador.

 

 

"Desejo forte"

Na sexta-feira (22), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que vê um "desejo forte" dos parlamentares da Casa por fim da reeleição e afirmou, em conversa com jornalistas, que o tema será prioridade na chamada Câmara Alta no próximo ano.

"O fim da reeleição é algo que é um desejo muito forte dos senadores, nós vamos fazer audiências públicas, debater isso", disse o companheiro de partido de Otto. No entanto, ele negou que já tenha conversado com o presidente Lula (PT) sobre o assunto.

"Pode ser que tenha alguma resistência [do governo], mas mesmo com resistência, a vontade dos senadores é muito grande", afirmou Pacheco.