Política

Otto é preferido de baianos em pesquisa pelo Senado; Leão e Zé Ronaldo estão quase empatados

Após trocar recentemente de lado, migrando para o grupo do ex-prefeito ACM Neto, o vice-governador figura ainda como terceiro colocado na disputa,

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD) tem a preferência dos baianos para conseguir se reeleger no Senado. De acordo com a nova rodada de pesquisa Genial/Quaest, ele aparece liderando em três cenários diferentes, oscilando entre 21% e 26% das intenções de voto até o momento.

Após trocar recentemente de lado, migrando para o grupo do ex-prefeito ACM Neto, o vice-governador figura ainda como terceiro colocado na disputa, mas quase empatado como o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo.

No cenário I, Otto tem 21%, contra Zé Ronaldo com 13%, e João Leão com 12%. O deputado federal Márcio Marinho, presidente do Republicanos na Bahia, tem 7%, seguido pela médica bolsonarista Raíssa Soares, com 6%. Sem bater o martelo sobre seu novo partido, o deputado Marcelo Nilo tem 4%. A postulante do PSOL, Tâmara Azevedo, tem 3%.

Mais de 1/4 dos entrevistados (26%), no entanto, não sabem ainda em quem votar, ou decidiram por votar nulo ou em branco. Os indecisos somam 9%.

Já no cenário II, em que são excluídos da disputa Márcio Marinho e Marcelo Nilo, Otto tem 24%, contra 16% de Zé Ronaldo e 13% de João Leão.

Na última simulação, desta vez com os três primeiros isolados como únicos postulantes, Otto aparece com 26%, Zé Ronaldo com 20% e João Leão com 16%.

Foram entrevistadas pessoalmente 1.140 baianos que moram no estado, entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e a pesquisa tem um nível de confiabilidade de 95%.