Política

Otto Alencar chama Girão de "charlatão" durante CPI da Covid

Os senadores protagonizaram mais uma briga durante o colegiado nesta terça-feira (18)

Reprodução/TV Senado
Reprodução/TV Senado

Os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Eduardo Girão (Podemos-CE) protagonizaram uma briga durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta terça-feira (18). Durante a reunião do colegiado, o senador baiano disparou contra Girão: “prescrever remédio sem ser médico é coisa de charlatão mesmo". Girão rebateu defendendo a autonomia médica e insuflando o discurso a favor da hidroxicloroquina.

A discussão teve início quando Girão afirmou que o Brasil já aplicou mais de 58 milhões de doses da vacina. Otto rebateu. “Fale a verdade. Fale a primeira e a segunda dose", disse.

Ao ser chamado de "charlatão", Girão então completou: “quando vossa excelência fala em charlatão…" Otto dispara: “Vossa excelência vestiu a carapuça. Acordou, olhou no espelho e viu que era mentiroso e tá aqui”. 

Não é a primeira vez que os dois entram em um embate durante a CPI. No início deste mês, o senador baiano também reagiu a uma fala de Girão defendendo o uso do medicamento como tratamento precoce. “Eu vi há pouco o senador Girão falando que a hidroxicloroquina é um antiviral. Nunca foi antiviral. [A malária] é um protozoário, um plasmódio. Eu fico olhando assim, os caras não se formaram em medicina, não ficaram no banco, não fizeram residência, não estudaram nem química, nada disso… e receita assim, na maior…”, explicou Otto que é médico por formação.

A sessão foi suspensa por 10 minutos.