A Polícia Federal realiza, nesta segunda-feira (8), a 23ª fase da "Operação Lesa Pátria", que cumpre uma série de mandados contra suspeitos de promover e financiar atos golpistas realizados em Brasília, precisamente há um ano, em 8 de janeiro de 2023.
Na Bahia, uma ordem de prisão preventiva, a única da etapa, foi cumprida em Salvador e duas de busca e apreensão executadas na capital e em Barreiras, no oeste baiano, entre as 47 autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal. Os nomes das pessoas investigadas ainda não foram divulgados.
Além do estado, os agentes atuam no Distrito Federal e em outras 10 unidades da Federação: Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.
Autorizada pelo STF, a ação conta com o respaldo do ministro Alexandre de Moraes, que também ordenou o bloqueio e a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos envolvidos. As investigações indicam danos ao patrimônio público, estimados em aproximadamente R$ 40 milhões.
Mandados judiciais por UF:
Busca e apreensão:
BA – 02
DF – 05
GO – 02
MA – 04
MG – 02
MT – 10
PR – 01
RO – 01
RS – 13
SC – 02
SP – 01
TO – 03
Prisão preventiva
BA – 01