O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD), abriu a sessão que escuta o depoimento do general Helcio Bruno com um pronunciamento sobre o desfile militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A exibição militar aconteceu poucos minutos antes do início da sessão da CPI e no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados vota a PEC do voto impresso em plenário.
Para o senador, o desfile militar "não pode passar impune" e é um "ataque à democracia". "Bolsonaro imagina com isso estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção, inclusive desta CPI, e pela incompetência administrativa que provoca mortes, fome e desemprego em meio a um pandemia ainda sem controle", afirmou Omar.
O evento, segundo a Marinha, foi planejado antes da agenda para a votação da PEC do voto impresso no plenário da Câmara dos Deputados, "não possuindo relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República", de acordo com a nota da instituição.