A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) se pronuciou após ter sido chamada de "traidora" por um grupo de professores, na quinta-feira (24), antes da votação do Projeto de Lei, que foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), acerca dos precatórios do Fundef a serem pagos aos professores.
Por ampla maioria, os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 25.033/2023, que dispõe sobre o pagamento da segunda parcela do abono. O projetos teve o voto contrário da bancada de oposição e do PSOL. O bloco argumentou que o PL concedeu apenas 60% do valor dos precatórios e deixou de fora do cálculo o rendimento de juros.
Em vídeo postado nas redes sociais nesta sexta-feira (25), a comunista "culpou" a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) pelo não pagamento dos juros à categoria (veja abaixo). “Nós defendemos o pagamento dos juros, fomos à PGE, a Procuradoria Geral do Estado. Eu solicitei a audiência com outros colegas deputados, levamos a APLB sindicato, a ACEB, tentamos à mesa e tentamos convencer a PGE da legitimidade do pagamento dos juros de mora, essa questão que é tão defendida pela categoria, mas nós não conseguimos”, disse Olívia.