Governador Rui Costa
Em entrevista exclusiva ao repórter Emídio Pinto do Ligação Direta e LD Notícias, o governador Rui Costa disse que o presidente estadual do Partido Progressista e vice-governador, João Leão, pode escolher a vaga que quiser disputar em sua chapa – se senador ou de vice e não há pressa para definição da chapa o que deverá acontecer em junho.
Repórter Emídio Pinto
Com relação às acusações do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, de que João Leão é um grande "vendedor de fumaça," Rui Costa disse que sempre procurou fazer amigos ao longo da política e da sua vida particular,porque fazer provocações não ajuda nada".
Disse ainda Rui Costa que a intervenção militar na segurança do Rio não é a melhor solução. A situação do Rio é gravíssima, o problema da segurança pública é no Brasil inteiro.
O governo federal tem que fazer é reunir os governadores e fazer um pacto de segurança pública e instituir uma política nacional de segurança pública.
Afirma ainda o governador Rui Costa que o governo federal sempre delegou a segurança aos estados e isso não é problema dos estados.
E Rui Costa foi enfático – " pegando o exemplo da Bahia, o estado não produz fuzil, não produz cocaína, não produz ponto 50 que derruba avião, e no entanto essas armas estão aqui dentro, entraram como, entraram pelos aeroportos, pelos portos e compete à Polícia Federal impedir".
E prosseguiu o governador – " todos os 27 governadores defendem que seja criado um Fundo Nacional de Segurança Pública com ações integradas e articuladas com as polícias dos estados, Polícia Federal e Forças Armadas".
Além disso, continua Rui Costa- " é preciso mudar a Lei no Brasil. A começar pelo crime maior que é tirar a vida de um ser humano, e com um sexto da pena já esteja em liberdade, mata o pai e mata a mãe, e no dia dos pais recebe folga. Chega a ser hilário, diz o governador".
O governador defende que a pena de homicídio tem que ser cumprida integralmente, não sendo a favor das progressões, porque com dois três, anos estão soltos. "Isso tem incentivado os homicídios, porque para esse tipo de crime a pessoa tem que cumprir integralmente sua pena", concluiu Rui Costa.
Por Alberval Figueiredo
Jornalista Editor do LD Notícias