Liliane Oliveira, de 40 anos, tomou posse como Secretária de Mulheres do PT Bahia, em evento realizado no último sábado (20). Com 17 anos de filiação ao PT, ela pretende contribuir com pautas feministas para os governos de Jerônimo Rodrigues (PT) e Lula (PT), visando aumentar a participação das mulheres nos espaços de poder e dar mais visibilidade e oportunidades para a agenda feminista.
Liliane ressaltou o papel das mulheres petistas na resistência contra o governo Bolsonaro e destacou a importância da mobilização e articulação das mulheres na reconstrução do Brasil. Ela enfatizou a relevância da agenda do Ministério das Mulheres, especialmente em relação à política de cuidados e autonomia das mulheres, além da campanha "Brasil sem misoginia".
"Se atravessamos um período nefasto que incentivou o ódio e a submissão das mulheres e o enfraquecimento das políticas públicas, estamos construindo um novo capítulo de nossa história. O Brasil voltou para e pelas mãos das mulheres", disse ela.
A nova dirigente também elogiou os esforços do governo de Jerônimo Rodrigues na Bahia, destacando o compromisso com o enfrentamento à fome e miséria, assim como as ações da Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, na interiorização das políticas públicas e no fortalecimento da rede de proteção para as mulheres.
Para o ano eleitoral, Liliane ressaltou a importância do fortalecimento das candidaturas femininas, mencionando o projeto Elas por Elas e a necessidade de formação e planejamento para o pleito. Ela enfatizou a importância da presença de mulheres candidatas em cargos políticos para a democracia, citando a baixa representatividade feminina nas câmaras de vereadores.