Política

Novo presidente da Câmara dos Deputados é o mais jovem da história da Casa; conheça Hugo Motta

Deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito após receber 444 dos 513 votos possíveis dos colegas de parlamento

Novo presidente da Câmara dos Deputados é o mais jovem da história da Casa; conheça Hugo Motta
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Da mesma forma que Davi Alcolumbre, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmou o seu favoritismo e foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Em votação realizada no sábado (1º), ele recebeu 444 votos dos colegas de casa, ficando bem à frente dos outros postulantes: Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) obtiveram 31 e 22 votos, respectivamente.

Ademais, foi apoiado por 17 dos 20 partidos com assento na Casa. Aos 35 anos, o parlamentar paraiba será o mais jovem presidente da Casa desde a redemocratização do país.

Após ter o resultado proclamado, Motta foi chamado à mesa para assinar o termo de posse e assumir a cadeira ocupada por Arthur Lira (PP-AL). O mandato dele vai até fevereiro de 2027, quando haverá eleição para a mesa diretora de uma nova legislatura.

Em seu primeiro discurso como presidente empossado, Motta agradeceu a ampla votação, que chamou de um “consenso histórico” e pediu união nacional.

“Podemos pensar diferente, mas somos todos iguais. Seja qual for a visão de mundo, o Brasil nos une e nunca pode nos separar. Somos o povo brasileiro e o Brasil é nosso único país”, disse.

Sobre a cobrança por transparência nas emendas parlamentares, embora não tenha citado o tema diretamente, Hugo Motta defendeu uma “radicalização da transparência nas contas que são, por definição, públicas” e falou na criação de uma plataforma integrada de todos os Poderes da República com os dados sobre recursos do orçamento.

Motta afirmou que parlamento forte é uma barreira de proteção da democracia e pediu harmonia entre os Três Poderes.

“Ninguém é dono da Constituição”, pregou.

*Com informações da Agência Brasil