Política

Nova pesquisa aponta que Lula possui 44% de aprovação nas eleições 2022

O ex-presidente aparece com 44% das intenções de voto contra 24% de Bolsonaro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

O Ipespe divulgou uma pesquisa realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro com mil entrevistados de 16 anos ou mais, por telefone, sobre a intenção de voto para presidente nas eleições de 2022. O ex-presidente Lula (PT) aparece liderando a pesquisa, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL). 

No primeiro cenário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 44% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), possui 24% e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) tem 9%.

Na segunda dinâmica, em que são considerados mais candidatos, Lula tem 43%, Jair Bolsonaro conta com 23% e Moro aparece com os mesmos 9%.

Segndo Turno

O Ipespe realizou ainda um levantamento caso Jair Bolsonaro e Lula estivessem no segundo turno com outros candidatos. No cenário entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 53% de favoritismo contra 31% de Bolsonaro. Já em um quadro entre Lula e o ex-juíz, o ex-presidente ficaria com 52% enquanto Moro aparece com uma aprovação de 33% do eleitorado.

Contra o ex-governador do Ceará em um possível segundo turno, o ex-presidente Lula, também levaria a melhor, o petista ganharia de 52% contra 25% do cearense. Caso o segundo turno das próximas eleições ficasse entre o tucano, João Doria e Lula, Doria ficaria com 22% de favoritismo contra 53% do ex-presidente. 

Se o segundo turno fosse entre Bolsonaro e Gomes, o ex-governador cearense levaria a disputa com 44% das intenções de voto, contra 33% do atual presidente. Já se a disputa pela cadeira presidencial ficasse entre Doria e Bolsonaro, a pesquisa aponta um empate técnico, ambos pontuam 43%.