A nova Executiva do Diretório Municipal do PSOL Salvador, tomou posse na noite desta quarta-feira (20), na sede do Sindprev, em Nazaré. O evento contou com lideranças comunitárias da capital baiana, povos tradicionais, sindicalistas, coletivos de juventude, de mulheres, antirracistas, LGBTQIAP+, entre outros movimentos sociais.
Raimundo Calixto, presidente eleito para comandar o Diretório Municipal de Salvador durante o biênio 2022/2023, garantiu que a gestão vai focar na aproximação do partido dos setores mais populares e mais carentes da cidade. "Salvador tem mais de 300 mil pessoas sem moradia. Famílias que não sabem onde vão morar. A gente precisa cuidar da gente. O PSOL precisa ter a cara de Salvador, uma cidade negra, um quilombo", afirmou.
O início da atividade foi marcada por uma homenagem à ex-presidente do PSOL Salvador e ativista do movimento negro, Cris Barros, que faleceu ano passado, vítima de câncer.
O pré-candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa salientou a importância do movimento negro na cidade. " Salvador é uma cidade quilombo, de luta e de resistência do povo preto. A nossa inexistência social foi tramada durante a República Brasileira, operada por homens brancos, e, mesmo assim, nós continuamos resistindo. O Estado promove um genocídio cotidiano contra os nossos jovens negros de periferia. Nós somos movidos pela necessidade de existir ", pontuou.
Já Laina Crisóstomo, vereadora pela mandata coletiva "Pretas por Salvador", defendeu que o partido precisa ser popular, feminista, antirracista e que ocupe as ruas. "Gostaria de parabenizar o Diretório Municipal por essa mesa repleta de diversidade e frisar o quão é importante a gente debater representatividade, a gente debater lugar de fala. Vamos ampliar nossa bancada na ALBA e que a gente consiga eleger a primeira deputada federal do PSOL na Bahia", disse a parlamentar.
O evento contou ainda com as presenças de nomes como: o pré-candidato a vice ao Governo do Estado pelo PSOL e dirigente nacional, Ronaldo Santos, do presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, da presidente municipal do PC do B, Aladilce Souza, da porta-voz da Rede Sustentabilidade, a professora Carmem Lisboa, do movimento sindical representado pela CUT, Waldemir Medeiros, CSP conlutas, Hamilton Assis, Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Jerônimo da Silva, do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende, representante da UP-BA, Maria Carolina, do pré-candidato a vice na chapa coletiva ao Senado, Zem Costa.