A eleição à Presidência dos Estados Unidos, que tem seu ponto alto nesta terça-feira (5), último dia em que os eleitores tem para depositar seus votos, vem chamando a atenção de todo o mundo pela intensa disputa entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump, que já comandou a dita nação mais populosa do mundo.
O resultado, devido ao formato do pleito na terra do “Tio Sam”, pode demorar dias para ser conhecido. No entanto, o historiador Allan Lichtman, 77 anos, conhecido como o “Nostradamus americano” já indicou quem deve ser o vencedor entre Kamala e Trump.
Ele desenvolveu o modelo chamado “As 13 chaves da Casa Branca”, com critérios capazes de antecipar o futuro vencedor. De acordo com o jornal francês Le Parisien, em 40 anos, ele só errou uma vez, no ano 2000.
Em 2024, o respeitado historiador prevê que Kamala Harris será a próxima presidente dos Estados Unidos, já que a democrata ganha nove das 13 chaves analisadas.
Os pontos favoráveis a Harris são, entre outros, a unidade do partido por trás de sua candidatura, os resultados positivos da administração Biden, a saúde da economia americana, as ausências de escândalos e de revolta social.
Os critérios desfavoráveis são a derrota dos democratas na Câmara de Representantes nas eleições de meio de mandato de 2022, o fato dela não ser a presidente em exercício, as dificuldades para se posicionar além das divisões partidárias e o fracasso da política externa, principalmente em relação à guerra na Faixa de Gaza, aponta o historiador.