Política

Neto infla apoios na RMS mesmo sem declarações públicas de prefeitos

Dos 10 prefeitos "aliados" de Neto na RMS, quatro não declaram apoio oficialmente

Reprodução
Reprodução

O pré-candidato a governador da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, enalteceu, nesta terça-feira (26), o apoio de 10 dos 13 prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo os cálculos do ex-prefeito de Salvador, 76,9% dos gestores já declaram apoio à sua pré-candidatura. Entretanto, quatro prefeitos que estão na lista de Neto ainda não oficializaram o apoio. 

A prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata, do PP, partido do vice-governador e pré-candidato a senador na chapa de ACM Neto, João Leão, não oficializou o apoio. Nas redes sociais da pepista não há menção a Neto. A base de sustentação da gestora municipal conta com apoio de lideranças de partidos da base do governador Rui Costa, como PT e PCdoB.

Segundo fontes do Portal, cargos da administração pública estão sendo ocupados por aliados desses partidos e uma declaração de apoio a Neto poderia enfraquecer politicamente a prefeita, inclusive na sua bancada na Câmara de Vereadores. Para complicar a situação, o principal adversário da prefeita na cidade é do União Brasil e pré-candidato a deputado estadual lançado por ACM Neto. 

O prefeito de Vera Cruz, Marcus Marques (MDB), também está na lista de Neto. Contudo, no dia 5 de abril fez um discurso em apoio ao governo de Rui Costa, durante a presença do governador na cidade de Itaparica. Ele ainda criticou a oposição, liderada na Bahia por ACM Neto. 

No mesmo dia, o prefeito de Itaparica, Zezinho, indicou apoio a Jerônimo Rodrigues, pré-candidato a governador pelo PT.

Também anunciado como aliado de Neto, o prefeito de Pojuca, Duda Leite (PSD), não declarou apoio oficialmente ao ex-gestor soteropolitano. Outro que ainda não se manifestou a favor de Neto foi o prefeito de Dias D`Ávila, Alberto Castro, do PSDB.

Dentre as cidades da RMS que ACM Neto conta com apoios já declarados dos prefeitos estão Camaçari, do prefeito Elinaldo Araújo (União); Simões Filho, com Dinha Tolentino (União); Candeias, Dr. Pitagoras (PP); Mata de São João, com João Gualberto (PSDB); e São Francisco do Conde, com Antônio Calmon (PP).

Já Lauro de Freitas é administrada pela petista Moema Gramacho e Madre de Deus tem o prefeito do PSB, Dailton Filho, ambos apoiarão Jerônimo Rodrigues. 

Na outra ponta, o pré-candidato João Roma (PL) não deverá contar com nenhum apoio declarado de prefeitos da RMS.