Secretário-geral do União Brasil (UB), o ex-prefeito ACM Neto não quis comentar as declarações do deputado federal Kim Kataguiri sobre o nazismo. Em participação no Flow Podcast, o parlamentar disse achar errado criminalizar o nazismo.
“Quem me conhece, sabe. Sou, acima de tudo, um democrata. Não estou fazendo julgamento específico do deputado. Achei aquela coisa do podcaster horrível, lamentável, estamos em 2022. A humanidade tem que aprender a enterrar algumas coisas, e apologia e flerte com o nazismo é uma delas”, afirmou, durante evento na capital baiana.
Kataguiri virou alvo de pedidos de perda de mandato após a participação no programa. De acordo com O Globo, o PT, o PP e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) defenderam nesta quarta-feira que o deputado tenha o mandato cassado após afirmar que o nazismo não deveria ter sido criminalizado na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Bolsonaristas pediram que o parlamentar, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), renuncie. A delcaração dele foi dada durante participação no Flow Podcast exibida na última segunda.