Política

Na briga pela Presidência da Câmara, Elmar se reúne com Lira, enquanto Hugo Motta tem encontro com Lula

Desistência de Marcos Pereira e seu apoio a Hugo Motta intensificaram as tratativas para um nome de consenso na Câmara

Mario Agra/Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Mario Agra/Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A movimentação dos candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados ganhou força nesta quarta-feira (4) depois que o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, anunciou sua desistência na corrida pelo cargo atualmente ocupado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL). 

Com o recuo de Pereira, o Republicanos decidiu colocar no nome do deputado Hugo Motta na disputa. Ele se junta ao deputado federal baiano Elmar Nascimento, do União Brasil, na briga pelo apoio de Lira para se tornar presidente da Câmara.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, Motta terá uma reunião ainda nesta quarta-feira com o presidente Lula no Palácio do Planalto. Ao diário fluminense, Marcos Pereira relatou que Lula não apresentou resistência ao nome do parlamentar paraibano, apenas questionou a pouca idade – 35 anos. Lira, por sua vez, teria dito que trabalharia para viabilizar Hugo Motta, já que estaria com dificuldade para emplacar o nome de Elmar Nascimento.

Inclusive, ainda segundo O Globo, Nascimento e Lira tiveram uma reunião no começo da tarde desta quarta-feira para tratar da sucessão no comando da Câmara.

O entendimento no Palácio do Planalto, conforme apontou a reportagem, é que Hugo Motta reúne as condições de construir um acordo para ser o candidato de consenso de maioria na Câmara dos Deputados.