A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concedeu, nesta sexta-feira (20), o título de Cidadão Baiano ao ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, por iniciativa do deputado Hilton Coelho (PSOL). Ao chegar à Casa Legislativa, o advogado e filósofo paulistano falou sobre a homenagem.
"Muito feliz, muito honrado e com muita emoção. De fato acho que não há palavras suficientes para expressar esse momento de tanta alegria e conexão com o país, com a África, com aquilo que a Bahia representa não só para o país, mas para o mundo todo", declarou, ao ser recepcionado por baianas e pela percussão do Olodum.
Em conversa com a imprensa, Silvio Almeida ainda afirmou que há muito o que fazer para garantir direitos à população: "Estamos num caminho agora de reconstrução e acho que o povo da Bahia e do Brasil merece mais".
Políticos exaltam Sílvio
Autor da resolução que garante a cidadania baiana a Silvio Almeida, o deputado Hilton Coelho justificou a proposição, destacando a Bahia como território símbolo de resistência popular na luta por direitos. "Sílvio Almeida afirmou ideias muito fortes sobre a atualidade e essa nossa ancestralidade, especialmente o conceito de racismo estrutural, ele tem se notabilizado no mundo todo pela capacidade de explicar a realidade de uma forma extraordinária", destacou Hilton.
Também presente, o vereador Edvaldo Brito (PSD) exaltou o reconhecimento à trajetória do jurista, que conheceu na academia.
“Um ato de justiça. Para quem conheceu o ministro Silvio Almeida como eu conheci, é uma vida que merece aplausos. Silvio Almeida foi meu aluno na Universidade Mackenzie, no 3º semestre e saía da sala conversando comigo. A aula terminava mais ou menos 12h, ficávamos até quase 13h nos Jardins do Mackenzie conversando. E ele hoje é esse protótipo maravilhoso de homem público e de intelectual”, salientou Brito.
"Uma alegria e uma honra para a Bahia ter uma pessoa como Sílvio, um filósofo, advogado e ministro que nos representa muito bem estar recebendo esse Título de Cidadão Baiano. Alguém que nos inspira na política e ocupa um papel importante na luta antirracista e por direito humanos. A Bahia festeja e dá boas vindas ao mais novo baiano", comentou a secretária de Desenvolvimento Social, Fabya Reis.