Política

MPE investiga suposto abuso de poder econômico de Elmar Nascimento com uso da Codevasf

Elmar é o padrinho político do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira Pinto

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O Ministério Público Eleitoral abriu procedimento preparatório para investigar um suposto abuso de poder econômico cometido pelo deputado federal Elmar Nascimento (DEM). De acordo com a denúncia que ainda será apurada, o parlamentar usa de sua influência junto à Codevasf para que esta “realize doações indiscriminadas de grande número de tanques tipo cisternas para povoados”. 

O documento é assinado pelo procurador-regional eleitoral auxiliar Samir Cabus Nachef Junior. De acordo com o documento, os materiais seriam utilizados para “angariar apoio político e cooptar novos apoiadores e eleitores para futuros pleitos eleitorais, com vistas na eleição de 2022”. 

Influência – Elmar é o padrinho político do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira Pinto. Ele é ainda próximo do senador Davi Alcolumbre. 

Durante o escândalo do orçamento secreto, Pinto falou por três horas à Câmara. Criada à época da ditadura para desenvolver as margens do Velho Chico, a Codevasf tem uma história marcada por corrupção e fisiologismo. Neste ano, conseguiu um orçamento recorde de R$ 2,73 bilhões, composto principalmente por emendas, mas o governo fez cortes, segundo o Estadão.