Política

Motociclistas por aplicativo de Salvador podem ganhar acesso a módulos de descanso e vias exclusivas

A proposta ainda será apreciada pelas comissões da Casa Legislativa antes de ser votado no Plenário Cosme de Farias.

Rafaela Araújo
Rafaela Araújo

Um Projeto de Lei proposto pelo vereador Alexandre Aleluia (PL) à Câmara Municipal de Salvador poderá assegurar a motociclistas por aplicativo direitos iguais aos dos mototaxistas regulamentados que atuam na capital baiana. Conforme a proposta 168/2023, divulgada no Diário Oficial do Legislativo (DOL) em 30 de junho, os condutores qua atuam com transporte de passageiros com a mediação de aplicativo poderão utilizar as estruturas montadas para o descanso dos mototaxistas, além de poderem trafegar por vias exclusivas em eventos festivos. 

Um dos eventos apontados na proposta é o Carnaval, quando são criados corredores especiais para o embarque e desembarque de passagiros. Além das vias especiais, os motociclistas por aplicativo também terão acesso a banheiros e demais instalações sanitárias montadas para o uso de mototaxitas, assim como os módulos de descanso, onde ambos poderão aguardar a demanda de passageiros. 

O vereador justifica a proposição informando que, "apesar de desempenharem uma atividade semelhante, os motociclistas por aplicativo enfrentam desigualdades em relação aos mototaxistas, que possuem regulamentação específica e acesso a determinados direitos e benefícios" listou. Além disso, Aleluia considerou que "as disparidade pode gerar condições desfavoráveis de trabalho para os motociclistas por aplicativo, prejudicando sua segurança, bem-estar e desenvolvimento profissional", conclui. 

A proposta ainda será apreciada pelas comissões da Casa Legislativa antes de ser votado no Plenário Cosme de Farias.