Política

Moro é informado de troca na cúpula da PF

Diretor-geral Maurício Valeixo será substituído

NULL
NULL

O ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro foi informado nesta quinta-feira, 23, que o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, será substituído. Procurado por VEJA, Moro não quis comentar o assunto.

Esta não é a primeira vez que integrantes do governo se articulam para mudar a composição da cúpula da PF. No ano passado, em um dos movimentos do presidente Jair Bolsonaro para enfraquecer Moro, considerado mais popular que o próprio chefe, o ministro da Justiça identificou grupos dentro da própria PF como responsáveis por tentar desgastá-lo junto ao Palácio do Planalto.

Um dos casos que deixou clara a disputa na PF foi a inclusão indevida do nome de um homônimo do deputado bolsonarista Hélio Negão em um inquérito sobre fraudes previdenciárias. Em agosto, em uma entrevista no Palácio da Alvorada, o presidente havia afirmado que iria vir a público uma “falsa acusação de uma pessoa importante que está do meu lado”. Àquela altura, ele já havia sido informado da armação contra Negão. Na sequência, o próprio Moro se reuniu reservadamente com Bolsonaro para explicar a guerra de grupos dentro da corporação. Quase três semanas depois das explicações, Bolsonaro disse a Moro que Maurício Valeixo continuaria no cargo, por enquanto.

Maurício Valeixo é um nome de confiança de Moro na Polícia Federal. O delegado foi superintendente da Polícia Federal no Paraná e coordenou a operação de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi também em sua gestão que foi fechada a delação de Antonio Palocci com a PF em Curitiba.

Veja // IF