Após dar início a sua pré-campanha presidencial, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) ficou incomodado com o volume de ataques que recebeu na internet. O ex-ministro do governo Bolsonaro reclamou com os organizadores de sua candidatura que tem sido alvo de mentiras nas redes sociais e pediu a contratação de um advogado especializado em combater fake news. As informações são da coluna de Guilherme Amado para o portal Metrópoles.
O Podemos busca um profissional para assumir a função e deseja integrá-lo à campanha de Moro ainda em janeiro. O partido quer ter amparo jurídico para pedir a retirada de postagens que considerar mentirosas ou para processar pessoas que xingam o pré-candidato.
Pessoas próximas a Moro admitem que o Podemos não estava preparado para lidar com a desinformação nas redes sociais. A prioridade era organizar as reuniões com lideranças políticas em novembro e dezembro, mas a sigla foi obrigada a montar uma estrutura de campanha às pressas para Moro se posicionar sobre as críticas que tem recebido de bolsonaristas e da esquerda.
O Podemos quer fechar em janeiro um conselho de comunicação que deve contar com profissionais especializados em assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação de campanha. Atualmente, as funções estão todas concentradas em Fernando Vieira, o marqueteiro do partido.