O prefeito e vice-prefeito do município de Firmino Alves, no sul da Bahia, serão escolhidos pelos 4.518 eleitores que vão às urnas neste domingo (3). O pleito será das 7h às 17h.
A eleição suplementar foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar o recurso eleitoral e manter o indeferimento da candidatura de José Agnaldo dos Santos, conhecido como Padre Agnaldo, eleito em 2020. Com a decisão, uma nova eleição foi marcada.
Dois candidatos disputam as eleições, Samuel Pereira (PSD) e Fabiano Sampaio (PDT), que era presidente da Câmara de Vereadores de Firmino Alves e atuou como prefeito interino quando a candidatura de José Agnaldo foi indeferida. A diplomação dos candidatos eleitos na eleição suplementar deverá ocorrer até o dia 18 de outubro.
Entenda o caso
Na eleição de 2020, a candidatura de Padre Agnaldo ficou sub judice, porque teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal no exercício da função de prefeito nos anos de 2011 e 2012. Apesar de ter sido eleito com 50,01% dos votos válidos, Padre Agnaldo teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE-BA. Com isso, a diplomação e a posse dele foram anuladas. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fabiano Sampaio, ficou responsável por assumir a prefeitura, até decisão final do TSE.
Apesar de ser elegível, Fabiano Sampaio não conseguiu tomar posse do cargo de prefeito, no dia 5 de janeiro, por protestos dos moradores, que alegavam que Padre Agnaldo foi eleito com maioria dos votos e queriam que a escolha da população fosse determinante para ocupação do cargo.
Então, no dia 6 de janeiro, o presidente da Casa tomou posse do cargo, em cerimônia realizada na casa legislativa. Com a posse, o comando da Câmara de Vereadores de Firmino Alves ficou com o vereador Evangevaldo Paixão (PDS).