Com o orçamento que tem disponível, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirma que não terá recursos para pagar as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a partir de setembro. O dinheiro disponível só dá conta do mês de agosto.
"A gente tem o recurso agora até o final desse mês, que a gente vai fazer pagamento, em 1º de setembro. E a gente vai ter que achar para outro mês", ressaltou o ministro em entrevista ao programa "Em Foco", da GloboNews. O episódio vai ao ar na noite desta quarta-feira (28), na emissora.
"Se não tiver orçamento, eu não tenho como pagar. São 84 mil bolsas. Isso é difícil. Se for pensar, tem várias implicações", alertou. Ele contou que espera um retorno do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e dos ministros Paulo Guedes, da Economia, e Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, para resolver a questão.
De acordo com o blog da Andréia Sadi, no G1, o déficit orçamentário do órgão é de R$ 330 milhões, que é o valor necessário para o pagamento das bolsas até o fim do ano. Diante do quadro em que se encontra, o CNPq já suspendeu a assinatura de novos contratos de bolsas de estudo e pesquisa.
Bahia Noticias // AO