Política

Ministro de Lula se irrita com reforma ministerial e abre crise em partido

Diante da situação, presidente Lula (PT) precisou pedir ajuda a vice, Geraldo Alckmin (PSB)

Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR

O ministros dos Portos e Aeroportos do governo Lula (PT), Márcio França, tem demonstrado insatisfação com a reforma ministerial que está sendo promovida pela gestão petista, uma vez que a pasta comandada com ele pode ser desmembrada para acomodar um partido do Centrão.

De acordo com o Estadão, a irritação de França é tamanha que ele chegou a afirmar que preferia deixar o governo a assumir o novo ministério da Pequena e Média Empresa, anunciado por Lula na semana passada. A situação abriu uma crise dentro do PSB, partido o qual o ministro faz parte.

Para tentar apagar esse incêndio, o presidente Lula  pediu ao vice Geraldo Alckmin para resolver o impasse com o aliado antes da reunião do PSB com ele, nesta terça-feira (5).

Lula já acertou a entrega do Ministério de Portos e Aeroportos para o deputado Sílvio Costa Filho, vice-presidente do Republicanos, partido que integra o Centrão. Pernambucano, Costa Filho é aliado de Lula, mas a maior parte da legenda apoiou a frustrada tentativa do então presidente Jair Bolsonaro (PL) de se reeleger.