O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, revelou que o programa do governo federal que prevê passagens aéreas a R$ 200 por trecho para públicos específicos, como aposentados, estudantes e pessoas de baixa renda, começa a funcionar a partir de agosto deste ano.
A iniciativa, segundo o titular da pasta, já conta com a a adesão das três principais companhias – Gol, Azul e Latam – e deve ter o anúncio por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os públicos-alvo estão idosos e estudantes.
O objetivo do governo, de acordo com o jornal O Globo, é aumentar o acesso ao transporte aéreo, que o ministro estima hoje estar restrito a 10% da população. As companhias aéreas confirmam que vão aderir à iniciativa, mas o ministro negou que serão oferecidos subsídios com recursos públicos.
"Temos 90 milhões de passagens por ano, uma das maiores (emissões) do mundo, mas só 10% dos CPFs voam. Vamos ajudar a resolver o problema no segundo semestre, com o programa de R$ 200 o trecho, ocupando a ociosidade (das aeronaves). Podemos ter 5 milhões de CPFs novos voando", afirmou o ministro à publicação carioca.
"O presidente Lula anunciará o pacote, que é mais um arranjo de oportunidades das empresas privadas do que um programa público. E é sem subsídio. Em agosto vamos iniciar com as três (companhias). Já acertamos com elas, agora faltam as concessionárias de aeroportos", completou França.