O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, resiste a deixar o cargo e ceder para um nome ligado ao Centrão. Caso seja contrariado, o ministro-astronauta ameaça até retirar a sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados.
Pontes é visto como um dos ativos do governo Bolsonaro para disputar o pleito. Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o ministro disse que desistira do pleito caso o seu cargo fosse entregue à senadora Daniela Ribeiro (PP-PB), irmã do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
"Não tem sentido lógico para a Ciência e nem para o Presidente [a escolha de Daniella]. Dada a importância de continuidade dos projetos estruturantes do MCTI para o governo federal, assim como sua importância para todos os brasileiros, como vacinas, energia renovável, bolsas de pesquisas, etc. essa hipótese teria como consequência imediata o cancelamento sumário de minha candidatura e minha continuidade no ministério", afirmou Pontes.
Em conversa com o presidente Jair Bolsonaro, no entanto, Marcos diz que ouviu do próprio chefe do Planalto que ele não deveria considerar as "indicações na mídia", atribuindo os rumores somente a uma criação da imprensa. "Fake news", classifica o ministro.
Até o momento, a sua pré-candidatura a deputado federal pelo PL está mantida.