A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), avaliou os primeiros 5 meses da gestão da governadora do Pernambuco – seu estado de origem -, Raquel Lyra (PSDB). Luciana estava como vice-governadora do estado até o final de 2022. Em agenda na Bahia, nesta quinta-feira (25), a ministra afirmou que o governo federal está ajudando o estado no que é possível.
“É um governo (de Raquel Lyra) que está procurando se assenhorar das políticas. Nós estamos ajudando naquilo que está a nossa altura, nós estamos querendo resolver. Essa semana mesmo o ministro Renan falou da Transnordestina, algo que a gente tinha conversado anteriormente. Então tudo que tiver à altura do governo federal nós vamos fazer pra ajudar o povo pernambucano”, afirmou a ministra.
Luciana e o governador Jerônimo Rodrigues assinaram um protocolo de intenções para ampliar as ações de prevenção, monitoramento e alertas de desastres naturais no estado. A ministra elencou os investimentos no estado. “Vamos ampliar as estações sejam elas zoológicas ou hidrológicas. O que isso quer dizer? Sensores, pluviômetros, radares que possibilitam a gente tanto monitorar a situação de encharcamento, no caso do morro e alagação dos rios ou dos mares em casos das enchentes. Nós vamos ampliar essas estações, para melhorar a cobertura e claro, ajudar a desenvolver a outra parte que é de garantir que as pessoas que estão em situação de risco possam ser evadidas. Então para além da tecnologia tem também a tecnologia social de mobilização, e da educação de vivência no morro ou alagados”, exemplificou.