Política

Ministério Público pede que Geddel seja condenado a sete anos de prisão

Ex-ministro é acusado de tentar impedir que Lúcio Funaro fizesse delação premiada

NULL
NULL

 

Resultado de imagem para fotos de geddel preso

 

O Ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) pediu, nesta sexta-feira, que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) seja condenado a sete anos de prisão. O MPF apresentou as alegações finais da ação penal na qual ele é acusado de embaraço à investigação, por supostamente ter tentado impedir que o operador Lúcio Funaro firmasse um acordo de delação premiada.

Os procuradores da força-tarefa da Operação Greenfield afirmam que ao ligar diversas vezes para Raquel Pitta, esposa de Funaro, Geddel quis mostrar que estava monitorando Funaro, após ele ter sido preso. Em um intervalo de apenas 19 dias, por exemplo, o ex-ministro ligou 17 vezes para Raquel.

"Dessa forma, era incutida em Lúcio Funaro a apreensão e o temor por represálias, para que não colaborasse espontaneamente com as investigações", afirma o texto.

O crime de obstrução de investigação dá pena de três a oito anos de prisão. Ao pedir uma pena próxima da máxima, o MPF alegou que Geddel ocupou o cargo de ministro durante parte dos eventos

O Gllobo /// A F ///