O encontro de dois grupos do PCO e MBL que protestavam a favor e contra a invasão da Rússia à Ucrânia, em frente ao consulado russo no Rio de Janeiro, terminou em confusão nesta terça-feira (1°) de Carnaval. Militantes dos dois lados enfretam brigaram e entraram em luta corporal.
O Partido da Causa Operária (PCO) convocou uma série de atos em defesa da Rússia. De acordo com diário oficial do partido, quatro integrantes foram presos pela polícia. Não há informações se os membros do MBL foram detidos.
Um vídeo publicado pelo próprio MBL nas redes sociais mostram quatro integrantes do grupo confrontando os manifestantes do PCO em frente ao consulado.
Será que vai rolar um maidan aqui? Os ucranianos contra os russos — diz um militante do MBL sobre a presença dos dois grupos no local, em uma live feita no Facebook, em referência aos protestos ucranianos de 2014.
Pelas imagens, contudo, não é possível identificar qual dos dois grupos teria iniciado uma agressão.
Confira:
O MBL Rio de Janeiro estava fazendo um ato na frente do Consulado da Rússia, mas apareceu uns marginais do PCO para DEFENDER a Rússia. Um vagabundo do PCO ainda agrediu membros do MBL e foi preso.https://t.co/YyhJoYdDrU@mblriodejaneiro pic.twitter.com/dqvdqibLeb
— MBL – Movimento Brasil Livre (@MBLivre) March 1, 2022