Recesso

Menos de uma semana após posse, prefeito de cidade baiana sai de férias e vice assume por 30 dias

Durante o período de recesso, que dura 30 dias, o cargo será assumido por Jaci Muniz de Souza, vice-prefeito

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento (União Brasil), resolveu tirar férias menos de uma semana após tomar posse para seu segundo mandato. Durante o período de recesso, que dura 30 dias, o cargo será assumido por Jaci Muniz de Souza, vice-prefeito e natural da comunidade quilombola de Lage dos Negros, localizada no município.

A transmissão de cargo ocorreu nesta segunda-feira (6), em uma cerimônia na Câmara Municipal de Campo Formoso. Segundo a prefeitura, o evento foi histórico, pois marcou o momento em que um cidadão de comunidade quilombola assumiu a liderança do município. A solenidade contou com discursos e a leitura do decreto de licença do prefeito, que entregou oficialmente o cargo ao vice.

A Lei Orgânica de Campo Formoso prevê que o prefeito tenha direito a 30 dias de férias anuais, coincidentemente durante o recesso da Câmara Municipal. Durante esse período, a responsabilidade pela administração do município recai sobre o vice-prefeito, conforme determina a legislação local.

Recentemente, Campo Formoso foi palco de uma investigação da Operação Overclean. A operação desmantelou um esquema de fraude em licitações envolvendo a empresa Allpha Pavimentações. O esquema gerava contratos superfaturados e envolvia membros da administração pública, como o ex-secretário de governo Francisco Manoel do Nascimento Neto e o pregoeiro Márcio Freitas dos Santos.

Segundo as investigações, Francisco e Márcio manipulavam processos licitatórios para garantir a vitória da Allpha. Eles ajustavam editais e favoreciam a empresa em troca de propinas.As investigações revelaram um total de R$ 64,8 milhões em contratos superfaturados entre 2021 e 2024.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.