O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos-BA) propôs, por meio da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater a importância das artes marciais como mecanismo de inclusão social de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de proporcionar o fortalecimento ético, moral e corporal.
De acordo com o parlamentar, a intenção é reunir especialistas, praticantes, representantes de federações e associações, e demais interessados no assunto para discutir os benefícios, desafios e questões relacionadas às artes marciais, como também promover a valorização desse esporte e ações para o aprimoramento das políticas públicas, visando incentivo e divulgação em todo o país.
“A inclusão social por meio do esporte pode transformar a realidade de muitas pessoas. O meu compromisso nessa audiência é promover o debate e ações que possam fortalecer as artes marciais, reconhecendo sua importância tanto para a saúde e o bem-estar da população, quanto para a preservação e disseminação de valores como disciplina, respeito e autocontrole”, destaca.
Sobre Artes marciais
É um conjunto de técnicas de luta individual. Algumas mais conhecidas são: kung fu, karatê, judô, aikido, krav maga, judô, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo. Estas atividades esportivas fazem parte também do estilo de vida dos indivíduos, que têm como objetivo aperfeiçoar o corpo e a mente. As técnicas aprendidas nas artes marciais também são usadas como defesa pessoal.
A audiência pública ocorre no plenário 4 – Anexo 2 , às 10h na Comissão do Esporte.