No próximo domingo, acontecem as comemorações do 2 de Julho. Para o deputado estadual Marcell Moraes (PV), é mais uma oportunidade de discutir a possível retirada de animais do tradicional desfile que acontece na capital baiana.
O parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que prevê a substituição dos animais como jegue e cavalos por uma estrutura metálica com carroceria, um veículo semelhante a uma bicicleta elétrica.
"Representa uma solução barata, que não polui o meio ambiente, além de evitar os maus tratos aos bichos", argumenta o deputado. “O projeto não visa o uso do equipamento somente em festas populares, mas pretende extinguir uma prática defasada, oferecendo maior segurança a todos os carroceiros, motoristas, pedestres, e principalmente aos animais que ficam expostos e são os mais prejudicados por isso. Alguns são levados a tamanho esforço físico que podem ser acometidos por exaustão ou até mesmo a morte”, conta Marcell.
Tradicionalmente, o grupo Encourados de Pedrão desfila com vaqueiros montados em cavalos pelas ruas de Salvador no 2 de Julho. Eles defendem a manutenção da tradição, enquanto ambientalistas e defensores dos animais cobram o fim do uso da montaria.
Fonte: Bocão News