Política

Manobra ou protesto? Líder do governo derruba votação na Al-Ba

Promessa é que projetos sejam votados na próxima terça-feira

Vagner Souza / Salvador FM
Vagner Souza / Salvador FM

A expectativa em torno das votações de projetos que tratam do reajuste dos salários dos servidores públicos e da nova destinação do empréstimo de 2 bilhões de reais pedido pelo Governo do Estado caiu por terra, nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa da Bahia (Al-Ba). Isso porque, o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), derrubou a pauta. 

O parlamentar orientou a bancada a deixar o Plenário e pediu verificação de quórum. "Nós não colocaremos em votação hoje os nossos projetos e pedir para que a nossa bancada não dê presença", discursou.

Um dos motivos alegados por Rosemberg foi o protesto realizado pelos servidores nos corredores da Casa Legislativa. Entratanto, esse tipo de protesto já vem ocorrendo há pelo menos duas semanas, tendo em vista que os servidores rejeitam o reajuste de 4% sugerido pelo governo do Estado e pedem o mínimo de 10%. No entanto, ele garantiu que a matéria será votada na próxima terça-feira (28). 

Manobra?

Nas últimas votações, o líder do governo tem encontrado dificuldade para reunir os deputados da base governista. Há um protesto "silencioso" de alguns parlamentares, pois há queixa de que o secretariado de Jerônimo Rodrigues não tem atendido os deputados da base. Deputados ligados a oposição apontam que pode ter havido um temor por base do líder governista em mais uma vez não reunir a base governista e "ficar feio", como disse um parlamentar em off.