Eleições

‘Mais um abuso do TSE’, declara Bolsonaro sobre proibição de celular na hora de votar

O órgão argumenta que a decisão foi tomada para proteger o sigilo do voto

Reprodução/ YouTube
Reprodução/ YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PL), fez críticas à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a proibição do porte de armas nas seções eleitorais e o uso do celular na cabine de votação. Bolsonaro classificou a medida como “abuso”.

“No meu entender, é mais um abuso do TSE. Eles estão tomando várias medidas que prejudicam sempre o nosso lado. Lamentavelmente, o TSE tem agido dessa maneira, espero que o povo vá votar, participe”, comentou Bolsonaro. 

Segundo o TSE, na cabine de votação é vedado portar aparelho de telefonia celular, máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de radiocomunicação ou qualquer acessório que possa comprometer o sigilo do voto. Caso o eleitor se negue a entregar o aparelho, ele será proibido de votar.

A presidência da mesa receptora também será autorizada a acionar a força policial para “adoção das providências necessárias”. O tribunal afirmou que o objetivo é “garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores”.