O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem tido uma boa relação com o Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Neste sábado (6), durante entrevista coletiva em Londres, o petista voltou a criticar a política de juros da instituição e afirmou que Campos Neto "não tem compromisso com o Brasil".
"Os trabalhadores não suportam mais a taxa de juros. O [Henrique] Meirelles tinha mais responsabilidade. Esse cidadão [Campos Neto] não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com aqueles que gostam de juros altos. Não há outra explicação", afirmou o presidente.
Lula ressaltou ainda que a crítica não é voltada ao Banco Central como instituição, e sim à política de juros. Ele se mostrou contra a fala de Campos Neto de que para o país atingir a meta de inflação de 3%, teria que elevar os juros acima de 20%.
"Está louco? Esse cidadão não pode estar falando a verdade. Então, se eu, como presidente, não puder reclamar dos equívocos do presidente do Banco Central, quem vai reclamar? O presidente americano? Me desculpem, o Banco Central tem autonomia, mas não é intocável", disse.