O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiantou sua viagem, e já embarca na noite desta quinta-feira (20) para Portugual. Inicialmente o petista viajaria apenas na sexta-feira (21). Como principais pautas, o presidente cumprirá agenda com o governo português e, no dia 24, está previsto para Lula comparecer a entrega do Prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque. Por seguinte, o chefe do executivo brasileiro embarca com destino a Espanha e por lá deve permanecer até o dia 26.
Grupos de extrema-direita de Portugal estão organizando uma manifestações durante a passagens de Lula pelo país. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), chegou a compartilhar a convocação para o ato.
Foco na política Internacional
Ao terminar Abril, dos 120 dias iniciais de governo, Lula terá passado 18 deles em solo exterior. Será um recorde desde a redemocratização, sinal da prioridade que o petista dá ao reposicionamento da política externa após o governo de Jair Bolsonaro.
O ex-mandatário também fez quatro viagens internacionais no mesmo período, mas diferentemente do petista não aglutinou destinos: ficou 12 dias fora do país somando suas passagens por Suíça, EUA, Chile e Israel. O tempo no exterior foi o mesmo de Dilma Rousseff durante os 120 dias iniciais de seu primeiro mandato, segundo a biblioteca da Presidência da República. No começo de sua primeira passagem pelo Planalto, Lula ficou oito dias longe, e Fernando Henrique Cardoso, 11 dias.