O ex-presidente Lula (PT) venceria a disputa presidencial no primeiro turno caso o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) retirasse a sua candidatura. Os cenários foram simulados pela pesquisa Quaest, encomendado pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (11), que mostra o petista com 50% e 51%, que dispensaria uma nova votação em segundo turno.
No primeiro cenário sem o pedetista, Lula tem 50%, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33% e João Doria (PSDB), que tenta despontar como representante da 'terceira via', teria apenas 5%. Os que votariam branco ou nulo somam 9% e indecisos são 3%. Nesta configuração foram retirados os nomes dos candidatos André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo) e Luciano Bivar (União Brasil).
Em outra condição, também sem Ciro e sem Doria, Lula aparece com 51%, Bolsonaro com 33%, Simone Tebet tem 4%, brancos e nulos, 9%, e indecisos com 3%.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas a partir de 16 anos entre 5 a 8 de maio. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.